MENU

1 de out. de 2012

Bom Dia Portugal: Primeira semana de outubro marcada pela decisão dos bancos centrais sobre juros


A decisão do Banco de Inglaterra sobre a taxa  diretora e a decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre a taxa de referência  na zona euro estarão no centro das atenções dos investidores esta semana.  

Em termos de bancos centrais, o Banco de Inglaterra revelará na quinta-feira  a sua decisão sobre a taxa diretora e o programa de compra de ativos, não  sendo esperadas alterações à taxa de 0,5 por cento e ao montante do programa  de 375 mil milhões de libras (471,3 mil milhões de euros).  

No mesmo dia será conhecida a decisão do BCE sobre a taxa de juro nos  países do euro, que deverá deixar a taxa de referência nos 0,75 por cento,  de acordo com as expectativas da analista de ações do Millenium investment  banking, Telma Santos, transmitidas à Lusa.  

A primeira semana de outubro será também marcada pela divulgação dos  indicadores qualitativos PMI e ISM na Europa e nos Estados Unidos, respetivamente,  bem como pela apresentação de vários dados relativos ao mercado laboral  em ambas as regiões.  

Na quarta-feira, o instituto ADP deverá revelar que as empresas americanas  criaram 140 mil postos de trabalho em setembro.   

Já na zona euro, na segunda-feira, "o consenso dos analistas está a  apontar para um aumento de 11,3 por cento para 11,4 por cento da taxa de  desemprego de agosto", segundo Telma Santos. 

Nos Estados Unidos, é esperado que o ISM Indústria de setembro, conhecido  também na segunda-feira, tenha melhorado de 49,6 para 50,0 - valor que  separa contração de expansão económica - e que o ISM Serviços, conhecido  na quarta-feira, revele um abrandamento do crescimento da atividade terciária,  ao cair de 53,7 para 53,2.   

O valor final do indicador PMI Indústria medido pelo Markit também será  conhecido dia 01 de outubro.  

O cenário é idêntico em terreno britânico: o PMI Indústria deverá melhorar  de 49,5 para 49,9 em setembro, "embora continue a revelar retração da indústria  transformadora", de acordo com a analista.  

Os investidores esperam que na quarta-feira seja divulgado o recuo do  PMI Serviços de 53,7 para 53,0, "a apontar para uma menor expansão da atividade  dos serviços no país".   

Na zona euro e na Alemanha, os valores finais dos PMI Indústria e Serviços  relativos a setembro não devem sofrer alterações face aos valores preliminares,  estima Telma Santos. 

Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário