MENU

11 de ago. de 2009

ESTRÉIA 60 Minutos

TECNOLOGIA e INTERNET

Google revela nova ferramenta de buscas

'Caffeine' ainda está em fase de testes.
Resultados serão mais rápidos e precisos, promete a empresa.


O Google revelou nesta segunda-feira (10) uma nova versão de sua ferramenta de buscas. O novo serviço tem nome provisório de "Caffeine" e está disponível em fase de testes no endereço http://www2.sandbox.google.com.


O visual do "Caffeine" é o mesmo do site padrão Google.com, mas seu sistema de busca traz resultados diferentes. Essa nova ferramenta vai ser "mais rápida e mais precisa", diz um post no blog do Google.

"Algumas partes do sistema não estão totalmente finalizadas, então convidamos os usuários a relatarem os problemas encontrados", diz o Official Google Webmaster Central Blog.

O serviço vem à tona duas semanas depois de a Microsoft anunciar o acordo com o Yahoo para uma parceria em buscas na internet. As empresas pretendem aliar o Bing, da Microsoft, à estrutura do Yahoo para crescer no mercado de buscas, dominado pelo Google.


Nova página do Twitter privilegia busca

Site destaca ainda tópicos mais populares por minuto, dia e semana.
Medida tenta reposicionar serviço para se aproximar de Google e Bing.

Ampliar FotoFoto: Reprodução

Sistema de buscas ganha destaque na nova home do Twitter. (Foto: Reprodução)

Com o lançamento de sua home repaginada na noite de terça-feira (28), o Twitter mostra, ao privilegiar o mecanismo de busca, que quer se firmar como uma sólida ferramenta de pesquisa em tempo real.

Tanto que a partir de agora, a página principal do popular serviço de microblog traz uma grande caixa de buscas, com a frase "See what people are saying about..." ("Veja o que as pessoas estão dizendo sobre ...", em português). A partir daí, o usuário pode digitar a palavra ou frase que quiser
para encontrar os últimos 'tweets' mais relavantes sobre o assunto desejado.

"O Twitter passou de uma simples rede social para um novo tipo de comunicação e uma fonte valiosa de informação na hora certa", escreveu o cofundador do Twitter, Biz Stone, em post publicado no blog oficial do serviço.

"Temos muito trabalho a fazer em relação à qualidade dos nossos resultados de busca e análise de tendências, mas reposicionar o produto para dar maior ênfase à descoberta é um primeiro passo importante na apresentação do Twitter a um público mais vasto de pessoas ao redor do mundo que estão ansiosas para começar a interagir com novas pessoas, ideias, opiniões, eventos e fontes de informação", ressaltou Stone.

Além do mecanismo de busca, o serviço traz uma lista que mostra os tópicos mais populares do minuto, dia ou semana. Nesta quarta-feira (29), por exemplo, o termo "#mussumday" - criado pelos brasileiros em homenagem aos 15 anos de morte do humorista Mussum - é o segundo mais popular no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário