MENU

6 de out. de 2012

SHOW DE COMÉDIA: Hebe Camargo: Maior que a vida

Hebe Camargo: Maior que a vida

Hebe Camargo não foi apenas a apresentadora carismática que por seis décadas entrou na casa dos brasileiros pela televisão. Com seu jeito direto e intimista, ela ajudou a definir um estilo que fez da TV brasileira uma das mais populares do mundo

ALEGRIA  A apresentadora Hebe Camargo, em dois momentos durante o lançamento da campanha do agasalho do ano passado. A personalidade expansiva era uma de suas marcas  (Foto: divulgação)

A trajetória de Hebe Camargo não se confunde com a da TV apenas porque ela foi com o empresário Assis Chateaubriand buscar os primeiros equipamentos do novo veículo de comunicação no Porto de Santos, em 1950. Foi ela quem deu o tom da informalidade e da busca pela “intimidade” com o telespectador, que ajuda a fazer da televisão brasileira uma das maiores do mundo. A razão do sucesso imediato de seu primeiro programa, O mundo é das mulheres, em 1955, na extinta Rede Paulista, foi a sem-cerimônia com que interpelava as personalidades que entrevistava, conversas que sempre terminavam em gargalhadas. Em pouco tempo, a atração passou a ser exibida cinco vezes por semana, feito inédito na época. O estilo Hebe de apresentar foi fundamental para definir que tipo de televisão teríamos – não um meio de comunicação distante e formal, ao gosto da moral vigente, mas algo que refletisse a natureza de um povo espontâneo e alegre e conversasse com ele durante todas as horas do dia. Na década de 1960, ela já era identificada como a rainha da televisão brasileira.

NA TVTUPI



O sofá, uma de suas marcas, funcionava como um espelho e uma extensão da casa do telespectador, a quem ela falava nos olhos, sem vergonha de errar. Certa vez Hebe me disse que programa que segue script não fala a língua do povo, porque a vida não é feita só de acertos. Por isso, não se furtou de perguntar a um pasmado astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a caminhar na Lua, se na Lua havia luar. Era uma mulher apaixonada em todos os sentidos. Quando gostava de alguém, chamava logo de gracinha. Quando não gostava, caso de muitos políticos que sentiram o peso de sua verve, detonava em seus editoriais de abertura dos programas às segundas-feiras.


No amor, Hebe desafiou os preconceitos da sociedade. Deixou o primeiro marido, com quem viveu por oito anos sem se casar, porque descobriu uma traição. Desquitou-se do segundo e enfrentou a detração dos moralistas. Embora distribuísse selinhos a torto e a direito, era também conservadora a sua maneira. Não aprovava o namoro das amigas com homens mais jovens. Gostava de piadas cabeludas, mas não achava graça nas cenas de sexo e no festival de bumbuns da TV que ela ajudou a fundar. “São um desrespeito ao telespectador.” (Revista Época)

ENTREVISTA COM DERCY 1979



GOLIAS, HEBE e NAIR


Em 1986, Hebe foi para o SBT, onde apresentou três programas: Hebe, no ar até 2010, Hebe por Elas e Fora do Ar, além de participar do Teleton e em especiais humorísticos, como um quadro do espetáculo da entrega do Troféu Roquette Pinto, Romeu e Julieta, em que contracenou com Ronald Golias e Nair Bello, já falecidos, artistas que foram grandes amigos da apresentadora.





HEBE Com a VELHA SURDA


O programa Hebe entrou no ar pela emissora em 4 de março de 1986.Entre 1986 e 1993, o programa foi ao ar nas terças-feiras. Em 1993, migrou para as tardes de domingo. No ano seguinte, foi para a segunda. Durante um período, foi exibido aos sábados. A apresentadora recebe convidados para pequenos debates e apresentações musicais: todos se sentam em um confortável sofá, que é quase uma instituição da televisão brasileira.

Em 1995, a gravadora EMI lançou um CD com os maiores sucessos de Hebe. Em 1999 voltou a lançar um CD. Em 22 de abril de 2006 comemorou o milésimo programa pelo SBT. Ela também tinha participado em atividades sociais, tais como tomar parte no Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros (Cansei), um protesto crítico iniciado em 2007 sobre o governo brasileiro.


HEBE E GOLIAS NA PRAÇA é NOSSA


Na véspera de ano novo em Miami a apresentadora se queixou de dor abdominal intensa. 


Em 8 de janeiro de 2010 ela foi submetida a uma videolaparoscopia para a retirada de nódulos na região abdominal e após a uma biópsia se confirmou que ela tinha um tumor primário de peritônio um tipo de câncer raro no país. Após a cirurgia e a quimioterapia, ela voltou a trabalhar em 8 de março de 2010.




ULTIMO PROGRAMA HEBE no SBT


Em 28 de abril de 2010, Hebe foi submetida a um exame clínico no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O exame constatou que o câncer descoberto em janeiro havio sido curado, e o tratamento não mais era necessário."Deus nunca me abandonou, nunca vi a vida com tanta alegria", ela disse para agradecer seus fãs pelo seu apoio.

Em 2010, aos 81 anos, Hebe Camargo gravou seu primeiro álbum ao vivo, Hebe Mulher e Amigos, com duas apresentações, uma em São Paulo, no Credicard Hall em 27 de outubro e outro no Rio de Janeiro, no Citibank Hall em 24 de novembro. No show, a apresentadora recebeu diversas personalidades da música brasileira como Fábio Jr., Daniel, Leonardo, Maria Rita, Paula Fernandes, Chitãozinho e Xororó e Bruno e Marrone, os quais entrevista em um sofá, como se estivesse em seu programa de auditório.


Em 11 de dezembro de 2010, a apresentadora com permissão do SBT, gravou com o apresentador Fausto Silva o Domingão do Faustão da Rede Globo, onde recebeu o Troféu Mario Lago de 2010 (este programa foi ao ar no dia 26 de dezembro de 2010).


Por volta das 16h30min de 13 de dezembro de 2010, ao final da gravação do especial de Réveillon de seu programa no SBT, Hebe, a apresentadora, pegando a todos de surpresa, leu uma carta de próprio punho para seu auditório e público informando que aquela foi a sua última atuação como funcionária do SBT. Estava ela se despedindo da emissora de Silvio Santos depois de 24 anos. 


O contrato dela com o SBT venceria no dia 31 de dezembro, mas diante disto Hebe confirma que não deve mais renovar com a emissora do "Baú". O último programa de Hebe Camargo no SBT foi ao ar em 27 de dezembro de 2010. Após sua saída do SBT, ela assinou contrato com a RedeTV! em 15 de dezembro de 2010 para receber 500 mil reais por mês mais 50% de todos os merchandisings,

2011-2012: Estreia na RedeTV!, rescisão e morte

Ela estreou na RedeTV! em 16 de março de 2011 ocupando o terceiro lugar na audiência na Grande São Paulo. O programa possuía o mesmo formato do seu programa na antiga emissora sendo exibido às terças-feiras.

No dia 8 de janeiro de 2012, Hebe foi internada no hospital Albert Einstein, na Cidade de São Paulo. Informações preliminares adiantavam que ela passaria por uma cirurgia para a retirada de um tumor no estômago. Um boletim emitido posteriormente pelo hospital divulgou que Hebe foi submetida a uma laparoscopia diagnóstica, que encontrou nódulos, atestando ser um tipo raro e de difícil tratamento do câncer no peritônio. O resultado da análise confirmou a existência de um tumor primário na região.Em junho de 2012, Hebe foi internada para ser submetida a uma cirurgia de retirada da vesícula biliar. Em julho foi novamente internada por motivo não divulgado oficialmente.

Em julho de 2012 o site Radar on-line da revista Veja anunciou que a emissora estaria propondo aos seus funcionários uma diminuição para a renovação dos contratos pela metade do salário. Em 24 de agosto de 2012 a colunista do jornal Folha de S. Paulo Keila Jimenez publicou que após a apresentadora ter reclamado dos atrasos de salários pela emissora a equipe de seu programa havia sido desmanchada. 


Após várias especulações sobre a ida da apresentadora de volta para o SBT o colunista Flávio Ricco do portal UOL intitulou a matéria de "Hebe Camargo está de volta ao SBT", sobre o retorno a sua antiga "casa", o que foi desmentido pelo agente da apresentadora. A confirmação da rescisão do contrato com a RedeTV! saiu dois dias após em 17 de setembro. 

A última exibição do programa Hebe na RedeTV! ocorreu no dia 25 de setembro de 2012 em uma edição especial de despedida da emissora. Dois dias após a exibição do especial o SBT anunciou a volta da apresentadora a casa. Após o acordo a emissora emitiu um comunicado:

"Diante da boa notícia, diretores e colaboradores do SBT comemoram a volta da artista, que sempre foi uma das mais queridas da casa".  — Comunicado emitido pelo SBT.

Hebe morreu em 29 de setembro de 2012, em São Paulo aos 83 anos após sofrer uma parada cardíaca de madrugada, enquanto dormia.O corpo foi velado no Palácio dos Bandeirantes sede do governo do estado de São Paulo e sepultado no cemitério Gethsemani.


ADEUS a HEBE



 HOMENAGEM DO SBT






Nenhum comentário:

Postar um comentário