MENU

6 de abr. de 2011

Bom Dia Portugal - Risco de Portugal já é superior ao da Irlanda


O risco de incumprimento português ultrapassou o da Irlanda e situa-se num novo máximo histórico. O preço dos ‘credit default swaps' (CDS), uma espécie de seguro de proteção contra incumprimento na dívida nacional, está agora nos 590 pontos, contra os 586 da Irlanda.

Segundo explica o "Diário Económico", apesar da subida de hoje, o risco de um incumprimento de Portugal continua muito abaixo do da Grécia, que negoceia quase no dobro, nos 1013 pontos. Irlanda e Grécia estão já pediram ajuda a Bruxelas e ao FMI.

O preço dos CDS pode ajudar a calcular a probabilidade que os investidores atribuem ao eventual incumprimento da dívida de um país. Para Portugal, os investidores acham agora que essa probabilidade já ultrapassa os 40 por cento.

Por causa deste receio, os juros de Portugal aumentaram também hoje: os títulos de dívida a 5 anos atingiram de manhã um novo recorde, ao situarem-se acima dos 10 por cento. As obrigações do Tesouro a 10, 3 e 2 anos atingiram também máximos históricos, o que coloca cada vez mais próxima a necessidade de Portugal recorrer à ajuda externa.


Os CDS são instrumentos derivados que compensam o comprador, caso um país entre em incumprimento. Um aumento de um ponto base no custo de um CDS a cinco anos equivale a um agravamento de 1.000 dólares no prémio anual pago pela protecção de 10 milhões de dólares ao longo de cinco anos. Ou seja, por cada 10 milhões de euros em dívida de Portugal, os investidores têm agora de pagar 590 mil euros anuais para se proteger com este seguro.

Blog SBT Noticias | RTPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário