Programação Neurolingüística: o que é?
A programação neurolingüística foi desenvolvida no início dos anos 70 do século passado, por dois acadêmicos californianos - um lingüista e um psicólogo - que identificaram padrões de comportamento e de comunicação capazes de ajudar as pessoas a melhorar suas vidas. Por trás deste nome tão complexo, se esconde um conceito bastante simples. "Neuro" se refere ao cérebro, e as palavras "lingüística" e "programação" se referem à codificação (representação). Portanto, a PNL estuda as relações entre pensamento, comunicação e comportamento.
Como funciona?
A filosofia que serve de base para a PNL é: "se o outro consegue, eu também consigo". Um profissional da PNL perguntaria: "se existem pessoas dispostas a adotar uma aranha tarântula como animal de estimação, o que podemos aprender com essas pessoas para ajudar quem sofre de fobia a não vê-las mais como uma ameaça?" Assim, o paciente é ajudado a "reaprender" suas reações com relação às tarântulas, de maneira que se pareçam com as reações de pessoas que gostam de aranhas.
Quais são seus benefícios?
As técnicas e procedimentos da programação neurolingüística têm benefícios muito amplos. Podem ajudar a produzir formas novas e mais eficientes para:- avançar na carreira
- aumentar a motivação e a energia
- melhorar as relações sociais
- escolher as melhores opções no momento de enfrentar situações ou pessoas difíceis
- desbloquear habilidades e potencialidades internas
- melhorar a vida cotidiana
Nenhum comentário:
Postar um comentário