MENU

19 de jun. de 2013

Mídia russa repercute protestos no Brasil


A mídia russa está repercutindo bastante as manifestações ocorridas na segunda-feira, 17, em 11 cidades brasileiras, e que reuniu, no total, mais de 200 mil pessoas. Os veículos da Rússia destacam, especialmente, o fato de os protestos estarem acontecendo durante a Copa das Confederações e que as reclamações são, entre outras, sobre os custos das grandes competições esportivas que o país promoverá nos próximos anos, especialmente a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.
Os jornais russos lembram que a argumentação inicial dos protestos foi o aumento das passagens de ônibus. Porém, segundo a agência de notícias RIA Novosti, a insatisfação com os valores das instalações esportivas já acontece há alguns anos, bem como com a forma como o governo brasileiro administra os fundos públicos.
Os protestos pelo Brasil viraram notícia na Rússia
Além dos US$ 15 bilhões que serão destinados à Copa do Mundo de 2014, uma quantia significativa também será gasta para os Jogos Olímpicos que serão sediados no Rio de Janeiro em 2016. Por sua vez, os brasileiros, segundo a agência, estão mais do que convictos de que o dinheiro alocado para eventos esportivos deve ser direcionado para a melhoria do sistema de educação e saúde no país.
Segundo a mídia russa, as ações de protesto no centro de São Paulo reuniram mais de 65 mil pessoas, enquanto no Rio de Janeiro o numero superou 100 mil. Durante confronto no Centro carioca foram feridas 30 pessoas, a maioria policiais.
A agência Itar-Tass destaca que as manifestações são as maiores em 20 anos, e pergunta: “O que faz com que os brasileiros, apaixonados por futebol, tentem estragar a Copa das Confederações?” O veículo também destaca o slogan dos manifestantes: “O nosso palco é a rua. O Brasil não precisa de shows. Nós precisamos de escolas e hospitais.” Já o jornal Kommersant destaca que os brasileiros saíram as ruas para mostrar que não são só de futebol e carnaval.
DIÁRIO DA RÚSSIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário